5 áreas esquecidas para focar ao limpar o banheiro

Como limpar o canil do seu bichinho corretamente
Como limpar o canil do seu bichinho corretamente
3 de junho de 2021
Dicas de limpeza para deixar a casa livre do coronavírus
10 de junho de 2021

Limpar o banheiro é uma função que, infelizmente, muitos não gostam de fazer. E mesmo limpando a casa semanalmente, existem áreas do banheiro que passam despercebidas.

O banheiro é uma parte importante da casa e da sua rotina. Por isso, precisa de alguns cuidados extras na hora de realizar a limpeza.

Ele é um cômodo que você usufrui todos os dias para tomar banho, escovar os dentes, ir ao banheiro, entre outras coisas. Por conta disso, a sujeira passa a se acumular e fica cada vez mais difícil de removê-la, caso não seja vista com atenção.

As bactérias se acumulam praticamente em toda a casa, mas como você realmente passa o tempo limpando lugares como a cozinha, a sala de estar e o quarto, esses espaços tendem a ser muito mais limpos do que o seu banheiro, onde pode faltar um ponto — ou vários — quando o assunto é uma limpeza profunda.

Para ajudá-lo a limpar o banheiro com mais eficácia e não deixar nenhum cantinho para trás, preparamos este conteúdo. Boa leitura!

A importância de ter um banheiro sempre limpo

Aqueles que têm dificuldade com as tarefas do dia a dia provavelmente terão dificuldade em atividades domésticas leves e, em particular, em limpar o banheiro.

A falta de limpeza dos banheiros pode realmente afetar a saúde e a segurança de todos, sem exceção.

Separamos abaixo alguns pontos dos quais julgamos mais importantes para manter o banheiro sempre limpo. Acompanhe!

Saúde e higiene

Limpar o banheiro inadequadamente pode, de fato, espalhar germes causadores de doenças. Como os banheiros são uma área de uso comum, apresentam a fonte perfeita de propagação de doenças se não forem limpos e desinfetados regularmente e minuciosamente.

Inalar mofo e poeira pode causar problemas de saúde para aqueles que já podem sofrer de complicações respiratórias, como: DPOC, asma, bronquite crônica, pneumonia ou outras condições.

Além disso, microorganismos, bactérias, vírus e entre outros patógenos podem viver nas superfícies do banheiro por até uma semana ou mais.

Por essa razão, manter um banheiro limpo significa desinfetar as superfícies diariamente com produtos adequados para matar todas as bactérias.

Segurança durante a pandemia

O novo coronavírus, ou SARS-CoV-2, é conhecido por viver em superfícies duras por até três dias, de acordo com dados publicados no New England Journal of Medicine.

Talvez os banheiros sejam o único ponto crucial da casa por onde todos os humanos — e, portanto, os micróbios — necessariamente passam.

Logo, durante a atual pandemia, manter seus banheiros, (pias, balcões e chuveiros) o mais livre possível de sujidades é a chave para manter você e sua família saudáveis e seguros.

Odor

A limpeza dos banheiros é uma questão que vai muito além da higienização. A importância de limpar o banheiro corretamente também está em eliminar totalmente qualquer mau odor que fica no ambiente.

Não basta apenas fazer a limpeza para higienizar o local, é necessário, mais do que tudo, deixar o espaço agradável e fresco para os próximos usos.

Afinal de contas, quem é que não gosta de um banheiro cheiroso, não é mesmo? A sensação de limpeza também é fundamental!

7 áreas para focar ao limpar o banheiro

Agora que já sabemos a importância de manter o banheiro sempre limpo, vamos falar sobre as principais áreas que geralmente são esquecidas na hora de limpar o banheiro.

Box

É comum que, com o passar do tempo, o box do banheiro acumule resíduos, gerando manchas que são difíceis de tirar.

Assim sendo, limpar o box com produtos específicos (como tira limo, desengordurante e limpa vidros) fará com que esse ambiente fique ainda mais caprichado, além de diminuir as chances de proliferação de bactérias e fungos.

Maçanetas

Se você deseja realmente desinfetar seu banheiro, deve higienizar tudo o que as pessoas tocam, incluindo as pequenas coisas, como as maçanetas dos armários ou portas.

Comumente, as pessoas acabam esquecendo de limpar essa área, mas em hipótese alguma pode ser ignorada.

Área atrás do vaso sanitário

A maioria das pessoas se lembra de higienizar a parte externa do vaso sanitário. Porém, algo que provavelmente você está se esquecendo é de limpar a parte de trás e a lateral do vaso, onde normalmente ficam as bobinas.

Todas essas voltas do vaso podem conter muita poeira, bactérias e fungos. Desse modo, ao limpar o banheiro, priorize essa área!

Área interna da cuba da pia

Você já notou os pequenos orifícios das pias do seu banheiro? E se você os notou, você já os limpou? Se negligenciados, eles podem se tornar bastante sujos, causando mau odor e ficando com uma aparência desagradável.

Portanto, da próxima vez que você for limpar o banheiro, dê atenção às pias e aos cantinhos também! Eles são cruciais para deixar tudo muito bem limpo e higiênico.

Porta escova de dente

Com certeza o porta escova de dentes é um lugar que ninguém lembra. Muitos acabam deixando de lado, ou apenas passando um “paninho”, não é verdade? Mas preste muita atenção na hora de fazer a limpeza do seu banheiro!

Prateleiras

A maioria dos banheiros tem um pequeno armário onde você pode deixar seus produtos de higiene pessoal, toalhas de banho, roupas de cama ou materiais de limpeza para o banheiro.

Para uma faxina realmente completa, retire tudo das prateleiras e elimine o pó completamente do gabinete e da parte superior das prateleiras.

Isso ajudará suas toalhas e panos a ficarem limpos de toda a poeira, além de evitar a entrada de insetos e outros bichos.

Paredes e teto

As paredes e o teto do banheiro ficam úmidos por conta do vapor de água do chuveiro, o que pode fazer os locais abrigarem mofo e outros micróbios.

Se por acaso você der a descarga com o assento levantado, tome cuidado com as partículas que o vaso sanitário irá jogar pelo interior do banheiro. Geralmente esses resíduos se acumulam nas paredes e tetos facilmente.

Limpar as paredes e o teto sempre que limpar o banheiro, ou no mínimo a cada duas semanas, é essencial para manter ele sempre descontaminado.

Conclusão

Esfregar o banheiro e as áreas que são esquecidas fará com que sua rotina e saúde melhorem significativamente.

Mas é importante lembrar que usar produtos de limpeza específicos para cada região fará total diferença no resultado final.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Que tal dar uma olhada no nosso blog e ficar por dentro de mais dicas de limpeza e higiene?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *