Como limpar o celular para se prevenir da Covid-19?

Novembro azul: apoiamos essa causa!
28 de outubro de 2020
Etiqueta de roupa
Etiqueta da roupa: entenda o significado dos símbolos
21 de maio de 2021
Como limpar o celular para se prevenir da Covid-19

Foto da capa de artigo "Como limpar o celular para se prevenir da covid-19"

Não é novidade para ninguém que a crise sanitária provocada pela Covid-19 pegou todos de surpresa e nos forçou a cuidar ainda mais com a higiene, não é mesmo? E um dos pontos mais importantes para a prevenção é limpar o celular corretamente.

Afinal, a grande maioria das pessoas passa o dia inteiro com o celular próximo de si, tocando nele e levando-o ao rosto com frequência.

A higienização ideal para o seu smartphone exige alguns cuidados extras que são fundamentais para manter o novo coronavírus bem longe. Abaixo, você verá a importância da higienização correta do celular e como fazê-la. Boa leitura!

Por que é importante limpar o celular?

Com o surto da Covid-19, limpar o celular tornou-se uma prática obrigatória para prevenir as pessoas de se contaminarem com o vírus até então recém-descoberto.

As pessoas só estavam preocupadas com algumas regras de limpeza, como lavar as mãos, não sair de casa caso tivesse algum sintoma gripal ou limpar apenas superfícies comumente tocadas.

Entretanto, muitas pessoas negligenciaram uma das limpezas mais importantes: as telas sensíveis ao toque (celulares, tablets e entre outros) e as capas de proteção de nossos smartphones.

As telas sensíveis ao toque em nossos dispositivos são uma fonte frequentemente esquecida de micróbios que podem ser trazidos para o nosso ambiente pessoal ou de trabalho. Afinal, estamos constantemente em contato com os nossos celulares, pegando-os na mão e levando-os até os nossos rostos.

Em razão disso, manter o celular e outros eletrônicos higienizados é fundamental para não propagar ainda mais o novo coronavírus.

Para evitar a contaminação, existem algumas alternativas que podem ser aplicadas diariamente, que você pode ver abaixo.

Higienize as mãos antes de pegar no seu smartphone

Seus olhos, nariz e boca são os caminhos mais fáceis para um vírus como o SARS-CoV-2 entrar no corpo.

Basta tocar essas áreas com as mãos depois de entrar em contato com a doença na superfície que você tocou para ter chances enormes de se infectar.

Dessa forma, lavar as mãos constantemente ainda é uma das melhores formas de prevenção contra a Covid-19. Caso não seja possível lavar as mãos antes de pegar no celular, abuse sempre do álcool em gel ou do álcool 70%.

Cuidado ao colocar o celular no rosto

Como estamos constantemente conectados com nossos celulares, é comum que esqueçamos de fazer uma limpeza adequada toda vez antes de utilizá-los.

Logo, por acumularem uma quantidade significativa de germes, a exposição ao vírus é maior em smartphones que não são limpos com frequência.

Por esse motivo, tente ao máximo fazer uma higienização simples e rápida do seu aparelho antes de levá-lo próximo ao rosto, principalmente se você estiver na rua!

Não se distraia das medidas de higiene

Como usamos os nossos smartphones diariamente em diversos momentos do dia, é fácil se distrair e esquecer de medidas importantes de higiene das mãos e, principalmente, de limpar o celular com frequência.

Entretanto, essas medidas se mantêm fundamentais para evitar o contágio e a disseminação da Covid-19. Por isso, tente não se distrair!

Uma boa dica para evitar a distração é colar um aviso (com um post-it, por exemplo) na capinha do seu celular para lembrá-lo e higienizar as mãos e o aparelho antes de usar.

Afinal, qual é o produto correto para higienizar o celular?

Embora as instruções específicas de cada fabricante podem variar dependendo do seu dispositivo, a recomendação geral de produtos corretos a se utilizar são:

– Use apenas um pano macio e sem fiapos;
– Utilize álcool isopropílico com concentração 70%. Esse produto é muito conhecido por quem trabalha com manutenção de eletrônicos devido sua composição, contendo pouca água, o que impede a oxidação das peças;
– Lenços desinfetantes também são ótimas opções para higienizar seu aparelho;
– Evite usar produtos abrasivos, como cloro, água sanitária ou álcool em gel, tanto de farmácia quanto de limpeza geral;
– Já as capinhas de silicone, elas podem ser lavadas com água morna e sabão, ou higienizadas com um pano levemente umedecido com álcool.

Agora que você já conhece os principais produtos, vamos conferir a forma certa de limpar o celular? Continue lendo abaixo!

Como limpar o celular da forma certa

Em primeiro lugar (conforme já citamos acima), você deve consultar o site do fabricante do seu smartphone para obter quaisquer instruções específicas que eles possam ter para evitar danos ao seu dispositivo ou capa, mas, de maneira geral, os profissionais da área de tecnologia indicam alguns cuidados, como:

Desligue seu aparelho celular

Antes de realizar uma boa higienização do seu aparelho, é fundamental que você desligue-o para não haver possíveis danos.

Limpe as entradas e saídas de conectores

Para esse procedimento, use cotonetes e remova um pouco do excesso do algodão para poder deixá-lo mais fino e, assim, conseguir chegar nas partes mais delicadas do aparelho e limpar com segurança.

Um detalhe importante: evite usar a força na hora da limpeza, pois assim você impede que algo saia do lugar ou estrague alguma pecinha. O smartphone é um aparelho sensível e, portanto, deve ser manuseado e higienizado com cuidado.

Opte por capinhas laváveis

As capinhas de silicone são as mais indicadas para essa ocasião. Elas podem ser lavadas com água corrente e sabão, sem que danifiquem o material.

Separe um pano para limpeza e outro para secagem

É importante que você separe dois tipos de panos: um para limpeza (onde você passará o álcool) e outro para secagem do celular.

Com que frequência devo limpar meu telefone?

A maneira mais provável de seu dispositivo ficar contaminado com altos níveis do vírus é se alguém espirrar ou tossir perto dele. Portanto, se você já esteve perto de alguém que está tossindo ou espirrando, é uma boa ideia limpar o telefone.

Além disso, sempre é uma boa ideia limpar o celular “regularmente”, ainda mais no momento atual em que vivemos, onde os cuidados com higiene devem ser redobrados.

A respeito da frequência de limpeza, isso vai variar de acordo com seus hábitos. Se você estiver sendo cuidadoso ao lavar as mãos, precisará limpar a tela com menos frequência, talvez uma ou duas vezes por dia, dependendo de onde você foi e no que você encostou.

Conclusão

Agora que você já conhece as dicas essenciais para manter seu smartphone higienizado e livre do coronavírus, que tal conferir nosso site? Lá você encontrará uma variedade de produtos para limpeza para deixar a sua casa ou empresa ainda mais limpa e protegida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *