Dicas para fazer uma faxina rápida e organizada

Capa do artigo produtos de limpeza automotiva
5 produtos de limpeza automotiva indispensáveis para o seu veículo
27 de maio de 2021
Como limpar o canil do seu bichinho corretamente
Como limpar o canil do seu bichinho corretamente
3 de junho de 2021
Dicas para fazer uma faxina rápida e organizada

Cada pessoa tem sua própria maneira de fazer uma faxina em casa. Algumas optam por fazer aos finais de semana. Outras, sempre que dá um tempinho. Porém, mesmo com as particularidades do lar, existem algumas formas de organizar as coisas que podem deixar a faxina rápida, organizada e até mesmo mais fácil.

É claro que, quando o tempo é curto, não é tão simples fazer uma faxina organizada. No entanto, quando a gente coloca algumas regrinhas e faz isso virar rotina, tudo fica mais tranquilo. Confira!

Cuidados iniciais com a organização da casa

Pra começar, o ideal é tentar escolher um dia para fazer a faxina de toda a casa. Tudo bem que, em geral, a data escolhida pelas pessoas geralmente é a sexta-feira, né?

Afinal, o final de semana existe pra curtir e descansar. Mesmo assim, tem quem prefira a segunda-feira, para bagunçar a casa no final de semana e deixar toda a sujeira para ser resolvida no começo da semana.

Independente do dia, o começo da organização depende dessa data, pois, com isso, é possível definir metas de limpeza nos dias anteriores, que auxiliem a reduzir a quantidade de sujeira a ser limpada no dia da faxina.

Mantenha as coisas no lugar

Uma das principais dicas para economizar tempo e fazer uma faxina rápida é ter a casa organizada durante toda a semana.

Como fazer isso? Criando hábitos de guardar sempre tudo no lugar de origem. Assim, você reduzirá pela metade o tempo e eliminará grande parte do trabalho de faxina.

Para isso, defina uma boa rotina de limpeza, com hábitos curtos e regulares.

Não deixe as tarefas domésticas acumularem

Se você se acostumou a nunca ter tempo para a limpeza da casa e, por isso, acaba deixando acumular tudo para o fim de semana, é hora de repensar.

Para fugir disso e concluir sua limpeza antes do fim de semana, dedique pelo menos 20 minutos diários em pequenas tarefas.

Uma dica é dividir em tabelas as tarefas que devem ser feitas diariamente, como um hábito, e as que são realizadas apenas uma vez por semana.

E é sempre importante destacar: é um dever de todos que moram na casa realizar atividades pela manutenção da limpeza.

Por isso, talvez seja importante ressignificar os papéis de cada um no lar. Afinal, quando esses afazeres são compartilhados, os bons momentos se multiplicam e tudo fica mais fácil, a começar pela faxina.

Como fazer uma faxina rápida e organizada

Um dos maiores inimigos da faxina é a preguiça e a procrastinação. No entanto, é preciso decidir: ou queremos viver numa casa organizada e ter uma vida menos corrida, ou seremos reféns dessa correria de fazer faxinas longas e estressantes? Após tomar essa decisão, algumas dicas vão te ajudar a seguir em frente.

Divida o trabalho em etapas

Não é fácil levantar e iniciar a limpeza de uma vez, por isso, prepare o relógio, os utensílios de limpeza e planeje-se.

Desligue a TV para não se distrair, separe os sacos de lixo, os produtos de limpeza, a pazinha, a vassoura e, quando tudo estiver separado, ligue o cronômetro e comece.

Um caderninho ou bloco de notas no celular para marcar cada passo em cada cômodo e/ou móvel a ser limpo pode ajudar.

Assim, sendo rápido em cada etapa, nada poderá ficar para trás.

A hora de tirar pó

Etapas divididas? Então chegou a hora de botar a mão na massa! E a melhor forma é tirando pó dos móveis dos cômodos da casa.

Limpe bem as mesas, cadeiras, prateleiras, cabeceiras, armários e todos os demais móveis que acumulam pó durante a semana.

Após isso, foque nos ambientes: quartos, banheiros, sala, varanda e, por fim, cozinha.

Para dar um brilho na casa, passe um pano úmido com lustra móveis nas superfícies de madeira. E após retirar os objetos do lugar, coloque-os organizadamente nos seus devidos lugares.

Varra todos os cômodos da casa

Varrer a casa todos os dias ajudará a manter tudo limpo e organizado. Afinal, antes de passar o pano, toda a sujeira “mais grossa”, como ciscos e farelos, precisa ser removida.

Aliás, vale aproveitar e olhar pra cima, passando a vassoura no teto e nos cantos onde acumula teias de aranha.

E para ajudar ainda mais, o aspirador de pó pode facilitar e muito a faxina. Ele é ótimo para limpar os tapetes, estofados, cabeceiras, travesseiros e almofadas, sofás e principalmente debaixo e atrás dos móveis.

Passe o pano na casa inteira

Usando balde com água, produto de limpeza, pano limpo e rodo, você dará um banho na sua casa.

Mas lembre-se de sempre usar luvas para não prejudicar suas mãos com produtos de limpeza e bactérias da casa, principalmente nos banheiros.

Nessa hora, erga todos os móveis pequenos, como cadeiras, poltronas, mesas, plantas e tapetes. Priorize os cantinhos dos ambientes, debaixo e atrás dos sofás, camas, armários e geladeira.

Acima de tudo, use os produtos certos. Evite receitas caseiras não testadas, que podem danificar o piso da sua casa ou seus móveis preferidos.

Foco na limpeza do banheiro e cozinha

É claro que, para começar, deve-se eliminar aquela pilha de louças na pia, guardando o que for possível em seus respectivos lugares.

Em seguida, de acordo com as etapas definidas, limpar a parte de fora da geladeira com produto de limpeza e um pano umedecido. Se sobrar tempo, tire os alimentos de dentro e limpe a parte interna com detergente. Por fim, limpe o fogão e as bancadas.

Na faxina rápida dos banheiros, é crucial dividir em partes: começar esfregando o piso do box com os produtos certos para o seu piso. Em seguida, enxaguar bem para tirar qualquer resquício.

Após isso, para limpar os vidros, recorra a um limpador específico, aproveitando para limpar outras janelas e espelhos espalhados pela casa.

Tenha sempre todos os produtos de limpeza necessários em casa

Produtos de limpeza são essenciais na hora da faxina. No entanto, ainda mais importante é organizá-los por categoria no armário ou na área de serviço.

Isso deve ocorrer para que você ganhe mais tempo no dia a dia, principalmente se você tem pouco espaço em casa.

Por exemplo, é fundamental manter por perto aquele produto que você usa diariamente, seja o multiuso para passar um pano no chão, o limpa vidros ou o aromatizador de ambientes.

Não importa a ocasião: deixe sempre à vista tudo que for útil para a limpeza. Ah, mas lembre-se: longe das crianças, ok?

Conclusão

Agora que você já sabe tudo o que precisa fazer para realizar uma faxina limpa e detalhada, basta escolher os produtos de limpeza ideais para cada necessidade.

E que lugar melhor para obter esses produtos do que na loja Ecoville mais próxima da sua casa? Entre em contato com o Supermercado da Limpeza mais próximo de você para ter sempre à mão os produtos necessários para o seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *