Etiqueta da roupa: entenda o significado dos símbolos

Como limpar o celular para se prevenir da Covid-19
Como limpar o celular para se prevenir da Covid-19?
19 de maio de 2021
Entenda porque você não deve misturar produtos de limpeza
Entenda porque você não deve misturar produtos de limpeza
25 de maio de 2021
Etiqueta de roupa

Entenda o significado dos símbolos

Entender o que representa cada símbolo na etiqueta da roupa parece bem confuso, né? Entre várias coisas, as instruções que contém nas etiquetas das roupas servem para você cuidar melhor dos seus itens.

Assim, seguindo as informações, a tendência é que suas roupas durem mais. Apesar disso, mesmo alguns símbolos sendo mais compreensíveis do que outros, é preciso estudar o real significado de cada um deles. Confira neste texto o que cada um desses símbolos representa!

Para que servem os símbolos da etiqueta da roupa?

Lavar a camiseta na máquina ou à mão? Secar a calça na secadora ou no Sol? Essas dúvidas fazem parte do cotidiano de todo mundo.

Fazer a separação de roupas entre peças claras, escuras e coloridas, além de usar produtos de boa qualidade, é o caminho para lavar bem as roupas.

No entanto, para manter as roupas com cara de nova por mais tempo é preciso de muito mais.

Além disso, você deve saber a forma correta de lavar, secar e passar suas roupas. Você sabe como passar uma camisa, uma calça ou roupa íntima? É para isso que servem os símbolos das etiquetas das roupas. Sim, eles fazem toda a diferença quando o assunto é durabilidade e conservação das peças.

É por isso que, para evitar dúvidas na hora de lavar e secar as roupas, a maioria das marcas indicam alguns cuidados necessários. Nesse sentido, essa é a razão dos famosos símbolos que estão estampados na etiqueta da roupa. Acompanhe abaixo e saiba tudo sobre os símbolos que ajudam a conservar e aumentar a durabilidade das peças.

Os símbolos da etiqueta da roupa possuem um padrão?

Há, sim, um padrão para facilitar o entendimento sobre o assunto. Atualmente, esse padrão serve para que os símbolos das etiquetas criem, juntos, uma linguagem internacional própria para a conservação de artigos têxteis.

Todo tipo de calça, camisa, shorts, saia e até cortinas e almofadas fazem parte. Se tem a ver com tecido, tem que ter esse padrão de etiqueta de lavagem.

Qual é o órgão regulador dos símbolos das etiquetas das roupas?

Antes de tudo, vale entender que cada símbolo que aparece nas etiquetas de roupas faz parte do Sistema Internacional de Etiquetagem e Conservação, o GINETEX, fundado em Paris em 1963.

O GINETEX gerou o sistema com base em símbolos, utilizados em quase todos os países do mundo. Além disso, aqui no Brasil, a fiscalização e controle de todas as informações é observada pelo Inmetro, Ipem e ABNT.

Quais são os grupos de símbolos que aparecem em uma etiqueta da roupa?

A padronização das etiquetas definiu os seguintes grupos: lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e lavagem a seco ou profissional. Abaixo, veja em detalhes o que os símbolos representam e saiba como aumentar a vida útil das suas peças de roupas.

Lavagem em água

Sempre que a etiqueta conter um símbolo de balde d’água, significa que a peça pode ser lavada em uma máquina de lavar roupas. No entanto, quando houver um X em cima do símbolo, sugere-se que a roupa não vá na máquina.

Entre outras coisas, os símbolos de lavagem podem informar a temperatura em que a roupa deve ser lavada. Ainda mais, informam o ciclo da máquina de lavar, que se enquadra entre normal, delicado ou centrifugação reduzida.

Se você preferir lavar as roupas à mão, isso também estará informado na etiqueta, quando aparecer o símbolo de uma mãozinha dentro de um balde d’água. Esse símbolo é encontrado em peças mais delicadas, de tecidos frágeis, como seda, renda, lã ou malha fina.

Lavagem a seco

Compostos por um círculo, esses símbolos de lavagem a seco, presentes na etiqueta da roupa, são bem simples de entender. Vale lembrar que, caso o símbolo possua um “X”, significa que não é indicado. E isso também serve para a lavagem a seco.

Agora, caso outra letra apareça dentro do círculo, é melhor lavar a seco, mas com a utilização de algum produto específico:

“A”: indica lavagem à base de solventes;
“F”: indica lavagem com uso de hidrocarboneto;
“P”: indica lavagem com uso de percloroetileno.

Uso de alvejantes

Os triângulos nas etiquetas indicam se alvejantes podem ser utilizados ou não nas roupas. Quando o triângulo estiver sozinho, qualquer tipo de alvejamento é liberado. Contudo, quando o triângulo aparece com linhas diagonais, atenção: não é permitido utilizar alvejantes clorados, apenas aqueles à base de oxigênio. Veja todas as regras:

Triângulo vazio: use qualquer tipo de alvejante para branquear ou tirar manchas do tecido sem manchar ou danificar;
Triângulo CL: você pode utilizar alvejantes com cloro, mas sempre diluídos em água fria;
Triângulo com X: não utilizar alvejantes.

Hora da secagem

Tão importantes quanto os símbolos de lavagem são os que representam a hora da secagem. Neste caso, nas etiquetas, a secagem é representada por um quadrado.

De antemão você já sabe que quando tiver um “X” dentro do símbolo, significa que é melhor evitar, certo? Todavia, quando o quadrado tiver um círculo dentro, representa que a peça pode ser secada na secadora.

Além disso, há uma orientação quando as peças apresentarem somente um quadrado, ou um quadrado com um semicírculo. Isso indica que a peça pode ser secada naturalmente, sem máquina, ou seja, num varal ou em alguma área de secagem da sua casa.

Tem mais: quando o quadrado apresentar três linhas na vertical, a roupa deve ser secada diretamente no cabide, sem torcer ou pendurar no varal. Ao mesmo tempo, quando houver uma linha horizontal, a roupa deve ser secada na horizontal, preferencialmente sobre uma superfície plana.

Por fim, com duas linhas diagonais, a roupa pode ser colocada à sombra para secar.

Como passar a roupa

O quarto símbolo da etiqueta de roupa é o ferro de passar. Em outras palavras, sempre que existir o desenho do ferro, significa que é permitido essa aplicação, e quando há um X sobre o desenho, é proibido.

Além disso, cada bolinha inscrita no símbolo determina a temperatura da base do ferro:

Sem bolinhas: é permitido passar a peça normalmente;
Ferro com uma bolinha: temperatura máxima de 110°C;
Com duas bolinhas: temperatura máxima de 150°C;
Três bolinhas: temperatura máxima de 200°C;
Um X: o uso do ferro não é aconselhado.

Tratamentos por profissionais de limpeza

Na etiqueta de roupa, o símbolo do círculo representa a limpeza profissional. Ou seja, quando a limpeza é feita em lavanderias especializadas. Ainda assim, esse tipo de limpeza deve ocorrer quando o produto tem características que podem alterar em uma lavagem doméstica.

Dentro do círculo, há letras indicando o processo permitido:

“P” para limpeza a seco profissional com tetracloroetileno e hidrocarbonetos;
“F” para limpeza a seco profissional com hidrocarbonetos;
“W” para limpeza úmida profissional.

Chega de dúvidas na hora de lavar e passar as roupas

É isso! Se você seguir os passos descritos neste texto e se atentar ao que a etiqueta da roupa apresenta, suas roupas vão durar muito mais.

Além disso, é importante destacar que esse padrão de etiquetas vale para bastante coisa. Além de camisetas, calças e vestimentas, eles servem também para roupas de cama, toalhas, cortinas e inúmeros acessórios em tecido.

E aí, achou fácil ler e interpretar os símbolos das etiquetas de roupas? Compartilhe este artigo seus conhecidos que podem estar com dúvidas a respeito do tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *